sábado, 21 de novembro de 2009

Grupos Informais nas Organizações

A empresa passou a ser vista como uma organização social composta de vários grupos sociais informais, cuja a formação nem sempre é a mesma da organização formal. Uma das principais funções na organização é a liderança, que relevou sua importância abrangendo grupos formais e informais. Com o passar do tempo vimos que o conteúdo da liderança vem se modificando e demonstrando que não existe uma maneira objetiva de liderar, ou seja, cada líder tem seu próprio método de conduzir as pessoas. Passando assim de uma visão rígida para uma definição de conhecimento e atributos para comandar as pessoas. Desta forma nasceram os grupos informais. Os grupos informais são uma união de pessoas de maneira aleatória dentro da empresa ou fora dela, não levando para esta formação a hierarquia estabelecida na empresa. Os grupos informais não necessariamente são formados por integrantes da empresa. Há várias maneiras de surgirem os grupos informais: crenças religiosas, idade, cultura, lazer, trabalho entre outros. Esses grupos que surgem no interior das organizações tem como motivo do surgimento a conquista e a permanência do poder. Esse poder pode ser utilizado por quem já o exerce ou por quem não o tem. Identificamos dois importantes grupos informais: Grupos de interesse: pessoas que podem ou não ser membros do mesmo grupo de comando ou por um mesmo grupo de tarefas para uma meta comum. Os grupos de uma organização se unem normalmente em prol de um bem comum,como mais lucros participativos na empresa. Exemplo disto quando um grupo de funcionários de uma lanchonete se juntam para uma caixinha de gorjetas, este é um objetivo de um grupo de interesse. Grupos de amizade: muitos grupos se unem porque seus membros tem algum objetivo em comum. Estes grupos de amizade normalmente mantem uma relação fora do trabalho ou da organização. Exemplo: os alunos de determinada crença religiosa combinam de se reunirem as sextas-feiras para discutirem assuntos bíblicos. Os grupos informais tem como objetivo a satisfação de necessidades semelhantes de seus participantes ou necessidades bem distintas dos membros que o compõe. A respeito dos grupos informais é importante ressaltar que nem sempre estes grupos prejudicam a organização,eles podem ser manipulados em prol pessoal ou empresarial, em decorrência que em algumas decisões fundamentais a burocracia as tornam lentas. Os grupos informais são importantes para as empresas e é uma habilidade do administrador aliar-se a este grupos para convertê-los em parceiros, todos juntos e unidos para o seguimento da empresa no mercado.

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