sábado, 14 de novembro de 2009

Educação Emocional nas Organizações

O ser humano está em fase de transformação. Do paradigma cartesiano, aos poucos vamos nos pós-modernizando e fazendo o trajeto pendular entre a razão e a emoção.Cada vez mais é exigido, principalmente daquele que está em posição de gerência, a presença da competência emocional. Mais uma vez somos chamados a repensar atitudes e comportamentos, com vistas à melhoria da qualidade nos relacionamentos.O ponto de partida poderá ser o estudo das emoções e os resultados organizacionais.Na mescla das emoções que fervilham no caldeirão empresarial, o tempero está nas mãos de cada colaborador, sob a batuta de seus líderes.O conhecimento das emoções pode nos ajudar a entender melhor o processo de seleção nas organizações, a tomada de decisões, a liderança, os conflitos interpessoais e os desvios de comportamento no ambiente de trabalho. Os administradores podem controlar as emoções de seus colegas e dos subordinados? Não. As emoções são partes integrantes da natureza humana.Os administradores cometem um erro ao ignorar os elementos emocionais do comportamento organizacional ou ao avaliar o comportamento das pessoas como se fosse puramente racional. Você não pode separar as emoções do ambiente de trabalho, porque não pode separar as emoções das pessoas.Os administradores que compreenderem o papel das emoções vão melhorar significativamente sua capacidade de explicar e prever o comportamento individual. Na mescla das emoções que fervilham no caldeirão empresarial, o tempero está nas mãos de cada colaborador, sob a batuta de seus líderes.

Entrevista com a Adm.Carolina Spinola.

Um comentário:

  1. Muito bom !! Realmente está faltando muita educação emocional nas empresas..principalmente na que eu trabalho...

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