sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Crítica Enfocando Visões Administrativas ao filme A Fuga das Galinhas

Fuga das Galinhas, co-produção inglesa hollywoodiana ( a Dream Works de Spielberg), quando estreou nos Estados Unidos foi um sucesso de bilheteria. A Fuga das Galinhas mistura aventura e comédia, é uma grande atração para toda a família. A história se passa numa granja ao norte da Inglaterra, por volta dos anos 50, onde Ginger, a líder do galináceo tenta de várias maneiras fugir do lugar com suas companheiras, mas não obtém sucesso. A Sra. Tweedy é a dona da granja, onde a maioria das aves estão destinadas a uma vida muito curta e monótona, produzindo ovos e acabando na mesa em um jantar de domingo.
Até que um dia, Rocky, um galo persuasivo, aterrisa aos trambolhões na granja. Não é nada fácil quando Rocky tenta ensinar a Ginger e suas amigas galináceas a voar, mas, com um trabalho de equipe, determinação e um pouco de sorte, o bando destemido trama uma última tentativa ousada em um lance espetacular para conseguir a liberdade, e desta vez com sucesso!
O filme A fuga das Galinhas além de ser muito diverttido, trás vários pontos de convergência com a Teoria da Administração, com várias maneiras de liderar equipes.
Primeiro com a liderança opressiva da Sra. Tweedy, com suas metas e punições, caso as galinhas não alcançassem a meta desejada. A segunda é a da galinha Ginger, com uma liderança efetiva, discute vários planos, motiva, debate, mas nunca consegue nada de concreto porque ela não conta com a colaboração e motivação das outras galinhas. E por fim, o galo Rocky, com uma liderança baseada no carisma e essencialmente emotiva.Era o que realmente as galinhas precisavam. Ele fez com que as galinhas interagissem entre si, com exercícios em grupo, fez com que elas percebessem que formavam um grupo e não um agrupamento.
A granja pode ser analisada como uma orgazinação ,pois, lá existiam horários a serem cumpridos,metas a serem alcançadas, com punição para aquelas que não conseguiam, possuia colaboradores que executam as tarefas determinadas por um chefe, e a visão empreendedora da dona da granja, que, objetivando maiores lucros adquire um equipamento moderno para sua maior produtividade e maiores lucros. Espírito de liderança e perseverança da líder dos galináceos em não desistir do objetivo, usando sempre de várias estratégias para a fuga, mesmo quando as próprias companheiras acham impossível realizá-la.
Foi através da fusão das duas lideranças, a do galo Rocky que era uma liderança carismática e emotiva, com a da galinha Ginger que era técnica e objetiva, que foi possível alcançar com sucesso o objetivo das galinhas.
A gestão de Pessoas tem que melhorar o ambiente de trabalho , mas tem que estar aliada ao impulso prático do empreendedorismo.
É através deste dois elementos que a administração se consolida de maneira eficaz.

Um comentário:

  1. Acredito que na organização a gestão de pessoas e a ousadia do empreendedor em traçar estratégias para revolucionar o mercado são os ingredientes principais para um administrador de sucesso.

    Mariana Prudente (21 anos)

    Microempresária

    ResponderExcluir

Gostou da nossa postagem?Então dê sua opinião.